10.11.2010

Matéria revista delas.ig

Saiba o que é design de superfície


Foco do trabalho da designer Renata Rubim, o design de superfícies pode ser fundamental para diferenciar um produto


Foto: Divulgação

Design de superfície da coleção Native para a Coza, produzida por Renanta Rubim

“Todos os objetos, sobretudo os criados pela civilização industrial, têm superfície. É para diferenciá-los entre si e entre todos, que a superfície merece identidade. A partir de conceituações visuais, como cor, textura e imagem, a área deixa de ser superficial para se tornar uma inovação estética”. É assim que Renata Rubim, talento brasileiro no trabalho com design de superfície, define o assunto. Precursora no segmento, foi Renata quem trouxe o conceito ao Brasil nos anos 80, após estudos na Rhode Island School of Design, nos Estados Unidos.

Nos EUA, o “Surface Design” ou Design de Superfície é amplamente utilizado: define todo projeto desenvolvido por um designer no que diz respeito ao tratamento dado à superfície de um produto, seja cor, textura, sensação tátil etc. Tapetes, azulejos, tecidos, papéis de parede, papéis de embrulhos de presente, utilidades domésticas e objetos de decoração são, entre outros, produtos tratados dentro desse conceito.

A importância do designer de superfície se dá por diversos motivos. Por exemplo, quando o projeto tem foco na cor, sabe-se que a sua escolha passa a ter um papel fundamental na atratividade do produto. A mesma coisa acontece quando o projeto tem foco em texturas ou superfícies táteis. Plásticos, cerâmicas e vidros se diferenciam qualitativamente em função das diferentes texturas ou tratamento das superfícies.

Foto: Divulgação

Motivo de malha criada pela designer Renata Rubim

Renata também trabalha com o produto, quando o mesmo se confunde com a própria superfície. No caso de um tapete, por exemplo, o design de superfície é parte da natureza do produto. Muitas vezes, o design de superfície de um piso é o resultado de um processo, com a escolha e elaboração da matéria-prima de um produto. Nesse caso, o designer trabalha com outros profissionais envolvidos no processo produtivo, participando cada vez mais na determinação do produto, indo além da função estética.

Outro ponto forte no trabalho de Renata é a questão da sustentabilidade, que segundo ela é umas das mais importantes na sua vida e em sua profissão. Para citar um de seus trabalhos que focam nesta questão, temos o uso de pisos cimentícios, que permitem a drenagem das águas pluviais, aumentando a permeabilidade do solo. Renata foi além do uso do produto como simples elemento de acabamento e pensou também como contribuição para reduzir as enchentes, somando inteligência e estética.

Atualmente, ela tem realizado trabalhos para importantes empresas ao criar novas coleções de produtos através de idéias inovadoras e workshops. Vale a pena conferir.

Nenhum comentário: